Docentes do LabMoDA chegam ao topo da carreira!

Publicado em: 14/06/2022 16:19:03

Promovidos ao cargo de Professor Titular!


Na manhã de quarta-feira (08/06/2022), o professor Norton Roberto Caetano do Departamento de Matematica da UNIR, em conjunto com os professores Idone Bringhenti e Luís Fernando Maia Lima, do Departamento de Ciências Econômicas, apresentou seu Memorial de vida Acadêmica, tendo sido avaliado por banca examinadora composta pelos docentes Dr. André Augusto Azevedo Montenegro Duarte e Dr. Renato Martins das Neves, ambos da Universidade Federal do Pará e pelo Dr. Atlas Augusto Bacellar, da Universidade Federal do Amazonas.

Esta apresentação marca a última etapa para promoção ao cargo de Professor Titular da instituição. A defesa aconteceu por sala remota via Google Meet e contou também com a presença de alunos e servidores.

Com a promoção, os docentes fundadores do LabMoDA chegam ao topo da carreira acadêmica, graças à sua comprovada contribuição ao ensino, pesquisa, extensão e gestão institucional.

Cada professor tem contribuições individuais para a docência e para a ciência, ainda que atuando de maneira conjunta.

O Prof. Dr. Norton Roberto Caetano, líder do LabMoDA desde sua fundação, destaca-se no desenvolvimento de um método original de ensino semi-presencial aplicado, voltado a estudos de caso. Na pesquisa, pelos estudos de lateritos como bases compactadas e numa nova compreensão para o desenvolvimento urbano. Na extensão, com as diversas parcerias com entidades civis para divulgação científica.

O Prof. Dr. Idone Bringhenti destaca-se pelo desenvolvimento de um método de ensino baseado em autores clássicos com apoio das várias artes, em ambiente audiovisual. Na pesquisa por uma análise de desenvolvimento urbano baseado em eixos estruturantes. E, na extensão pela divulgação em congressos e simpósios.

O Prof. Dr. Luis Fernando Maia Lima destaca-se por seu método de ensino baseado em aplicações. Na pesquisa pelo desenvolvimento de toda uma matemática para análise e rotulação de out-liers em dados de ciência da informação. E, na extensão pela divulgação em palestras e mini-cursos.

A Classe de Professor Titular ocupa o topo da carreira do professor do Magistério Superior, estruturada nas classes A, B, C, D e E.

Na defesa do memorial avalia-se a carreira acadêmica e docente em sua mais ampla compreensão, como as atividades de ensino, pesquisa, extensão, gestão acadêmica e produção profissional relevantes. Assim, a aprovação representa o reconhecimento de todo o trabalho que foi desenvolvido ao longo dos anos como docentes na instituição.

O LabMoDA agradece aos mui dignos membros da banca e parabeniza os docentes pela conquista, que não lhes confere nenhuma regalia ou autoridade, apenas faz reconhecer sua trajetória que inspira respeito e admiração a toda a comunidade acadêmica.

Fonte: LabMoDA/UNIR